Uma vela pra Deus outra pra Bastet.

Ontem eu estava falando no twitter sobre o meu sincretismo religioso. Acredito numa força superior que está no coração das pessoas. Se você acredita, existe.

Eu acho ruim pensar que só o deus cristão existe e todos os outros milhares de deuses são invenção, mitologia. Não tem lógica. Ou nenhum existe, ou todos existem.

Acho ( Digo acho porquê não terminei de ler o livro) que American Gods, do Neil Gaiman fala sobre o fim dos deuses antigos que foram trocados por novos deuses, ou algo parecido com isso.

Então na minha interpretação das coisas um deus só deixa de existir quando é esquecido, assim como as pessoas no filme Viva, a vida é uma festa.

Inclusive depois de ver esse filme eu deixei bem claro lá em casa que depois que eu morrer se não colocarem a minha foto num altar no dia de Los Muertos eu vou ficar muito puta lá em cima.

E partindo do pressuposto que a lembrança e adoração do povo é a força de um Deus, o Deus cristão é um Deus forte, já Horus não tem mais tanto poder quanto antes. Alguns deuses ficaram pop, viraram celebridade tipo Thor. Ele não é adorado como um Deus mas é adorado, não sei se conta. Tenho que perguntar pra quem entende de religião.

Uma curiosidade que eu tenho é que se os deuses existem e aqui estou teorizando que sim, será que são amigos como no Buteco dos deuses do Carlos Ruas, ou será que existe uma certa rivalidade e ficam secretamente zoando os deuses que não recebem tanta atenção dos fiéis? Muitas questões. Uma coisa eu sei, os deuses são ciumentos, logo conversão deve ser tipo um crime. É torcer pro seu novo deus te proteger da ira do deus anterior.

Tem uma entrevista do Jô Soares que ele dizia que não duvidava de nada e se um dia a caneca dele falasse: Bom dia, Jô ele responderia: Bom dia, Caneca. Assim sou eu, eu não duvido de nada nesse mundo. Tudo é possível acontecer e nós não sabemos de nada. Todo dia uma coisa nova acontece e não sabendo explicar chamamos de Milagre.

E acreditar em algo é o que nós faz seguir. Eu acredito em reencarnação e por temer o que me espera do outro lado eu nunca tive coragem de me matar, porquê se eu tivesse certeza absoluta que quando eu morresse acabaria tudo e eu deixasse de existir não teria nenhum motivo pra passar por todo tormento que é viver. Tem que ter algo além da dor e sofrimento que é viver, não é possível que tudo isso aqui seja pra nada.

Fora quê cadê a punição para os Maus? O cara que estuprou a menina bárbara 15 dias atrás se matou. Então é isso? Ele fez o quê fez e morreu pra fugir da punição e vai ficar por isso mesmo? Não é possível que ele não esteja sendo punido lá do outro lado. Suicídio por si só em TODAS as religiões é pecado então um suicida que morreu pra fugir de um crime hediondo deve estar sendo punido, eu preciso acreditar nisso.

Acho que já divaguei demais para uma manhã de quinta feira, mas fica aí todos os questionamentos sobre a vida o universo e tudo mais. E pelo sim pelo não vou ali rezar um terço.

Deixe um comentário